Hipotireoidismo e hipertireoidismo! Quem é Quem???


Olá a todos vou começar essa tragetòria contando um pouco da minha historia!
Pra começar eu não estou tao acima do peso assim apenas 10kg a mais, porem tenho medo de me tornar uma pessoa obesa, pois tenho "HIPOTIREOIDISMO" Uma disfunção da glândula da TIREOIDE.
Por este motivo preciso muito emagrecer, graças a Deus hoje meus hormônios estão controlados, mais terei que tomar remédios pelo resto da vida! Então pra quem não sabe o que essa glândula não muito grande mas, com influencia muito forte na vida de todos, aqui vai uma pequena explicação do que se trata: 






Foto reprodução
Foto reprodução
A tiróide (ou tireóide), é uma glândula em formato de borboleta localizada na base do pescoço, à frente da traquéia. Ela produz dois hormônios chamados de triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Esses hormônios são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia.
Quando a tireóide funciona muito e produz hormônios em excesso, chamamos de hipertireoidismo. Quando funciona pouco ou quando esta foi removida cirurgicamente devido a um tumor, chamamos dehipotireoidismo.
A falta de hormônios tireoidianos ou hipotireoidismo, diminui nosso metabolismo e causa os seguintes problemas:
Sinais e sintomas do hipotireoidismo
- Pele seca
- Dor nas articulações
- Síndrome do túnel do carpo
- Constipação intestinal (prisão de ventre)
- Aumento do colesterol
- Alterações da menstruação
- Ganho de peso
- Intolerância ao frio
- Perda de cabelo
- Letargia
- Edemas (Inchaços)
- Em casos graves e não tratados: Coma
Já o excesso de hormônios, chamado de hipertireoidismo, causa:
- Aumento do suor
- Intolerância ao calor
- Proptose do olho (olhos esbugalhados)
- Palpitações e arritmias cardíacas
- Perda de peso
- Aumento da sede e da fome
- Irritabilidade e ansiedade
- Tremores das mão



Pois bem, como voces viram isto nao é brincadeira. E eu posso dizer isso pois ja passei pelos dois tipos. Isso mesmo!!! Vou lhes contar como...

Aos 11 anos de idade comecei a emagrecer demais e minha mãe percebeu alguns sintomas: Insonia, Perda de peso, ansiedade, olhos arregalados etc... Mais a maior delas foi quando meu bócio na região do pescoço começou a ficar inchada. Rapidamente ela me levou ao medico, chegando no posto de saúde (Que venhamos e  convenhamos em nosso pais é uma vergonha) O medico mandou minha mãe pra casa e mandou me dar CATAFLAN (Para dor de garganta) Minha mãe indignada respondeu, mais doutor eu nunca vi dor de garganta inchar do lado de fora e ele muito educado respondeu, Mãe o medico aqui sou eu! Faça isso e pronto. Logo depois minha mãe me levou ao pronto socorro e la rapidamente me diagnosticarão... "hipertireoidismo".

Sem entrar em detalhes depois de quase 2 anos de tratamento no HC de Ribeirão Preto (Atendimento Maravilhoso) Comecei a fazer a "IODOTERAPIA" com Iodo radioativo, muito perigoso por sinal, mais eu tinha que arriscar pois corria ate risco de vida com o coração acelerado demais e tremores, suor, insonia, irritabilidade etc. Corria o risco de uma Taque cardia  Então depois de mais 2 anos desse processo uma surpresa. A glândula da Tireoide não existia mais, pois o intuito deste processo era exatamente acabar com a glândula pois ela libera muito hormônio para o corpo (Assim eu tinha todos esses sintomas) Mais depois dele tudo começou a ser ao contrario: Comecei a viver em modo OFF, rs isso mesmo parecia que simples coisas que eu fazia antes se tornavam quase que impossíveis pra mim... Eu demorava ate pra pensar, tinha preguiça pra tudo... esquecia demais das coisas, dores nas pernas e nos braços, queda de cabelo, unhas quebradiças etc... Mais logo os médicos conseguiram controlar meus hormônios e exatamente 10 anos depois recebi alta do HC Ribeirão Preto e hoje tenho uma vida normal com meus 23 aninhos... A pouco tempo tive minha filha que hoje ta com 9 meses e meu maior medo por ter esta disfunção de Hormônio era exatamente quanto a gravidez, mas graças a Deus Não ouve nada! Exatamente nada tive uma gravidez tranquila quase nao passei mal (Nem enjoos rs) Porem os noves meses tive que fazer mensalmente meus exames de TSH e T4 Livre que são os hormônios que minha tireoide destribuia e que hoje tenho graças a remédios que substituem esses hormônios! 
Espero que vocês tenham entendido o por que estou aqui, por que se eu continuar do modo como ando levando meus hábitos alimentares e estilo de vida logo logo perco o controle da situação, Não por causa da Tireoide pois hoje a gente não é mais inimiga mas sim pelo simples fato de ter me tornado uma pessoa ansiosa e insegura, que precisa Fortalecer Corpo e Mente...  Beijos a todos e pra quem vai começar também a CAMINHADA" Rumo ao corpo ideal, Aqui vai uma dica: Foco*Força*Fé!!! :-*

Comentários

  1. Nossa amiga fiquei emocionada com sua historia, realmente temos muito em comum.
    Mas graças a Deus superamos, Deus te abençoe sempre. Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentario, Volte sempre! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Diário Alimentar 20.12.2012 + 18° Dia do desafio Jorge Cruise

Participantes Finais do Desafio Jorge Cruise VI

Voce sabe que dia é hoje????